Arquivo | janeiro, 2009

Toma posse novo presidente da Academia Cearense de Letras

29 jan
O médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão

O médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão

O Ceará é berço fértil no cultivo das letras. Foi aqui, em 15 de agosto de 1894 que foi fundada a primeira academia de Letras do Brasil, a Academia Cearense de Letras. A ABL só foi concretizada 3 anos depois.  Segundo matéria publicada hoje no Diário do Nordeste,

“Ao contrário do que diz um pensamento corrente, a entidade não tinha uma inspiração nas academias francesas. O modelo tomado foi o da Academia das Ciências de Lisboa (que, curiosamente, tem a mesma sigla), fundada à época do Iluminismo. Foi só em 1922, com uma reorganização promovida por Justiniano de Serpa, que a entidade passa a ter 40 lugares e que são instituídos os patronos “.

Quem é Pedro Henrique Saraiva Leão

É médico e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Antes mesmo de ser universitário, já escrevia e publicava nos jornais dos Diários Associados. Em 1960, publicou o primeiro livro “12 poemas em inglês”.  Há 10 anos,  Pedro Henrique Saraiva Leão edita a revista da seção cearense da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, “Literapia”.  Aprofundou-se na poesia concreta, seguindo esta escola publicou: “Concretemas” (1983) e “Meus Eus” (1995).
De acordo com a entrevista, o novo presidente disse que pretende pôr em prática novos projetos, voltados para a memória da entidade e dos escritores que passaram por ela, além de uma maior aproximação com os leitores da cidade”. No entanto, algumas idéias dos ex-presidentes Arthur Eduardo Benevides e Murilo Martins devem ser aproveitadas, a começar pela restauração do prédio centenário.

Com informações do Caderno 3  do Diário do Nordeste de hoje.

Semana de Comunicações da UFC recebe resumos

28 jan

Interessados em apresentar comunicações e pôsteres na VI Semana de Humanidades da UFC, de 27 a 30 de abril, têm até o dia 2 de fevereiro para enviar os resumos por e-mail.

O resumo do texto deve ter, no máximo, 1.500 caracteres com espaços, espaçamento entre linhas simples e três palavras-chave. Deve ainda conter objetivos, metodologia adotada, resultados e/ou considerações finais. Tudo deve ser enviado para o endereço : trabalho.6shumanidades@gmail.com

Continue lendo

Escritores comentam a vida da escrita

28 jan

Neste vídeo da FLIP 2008, escritores falam sobre a profissão escritor…

Michel Laub, Emilio Fraia, Vanessa Barbara e Adriana Lunardi respondem a uma pergunta de João Moreira Salles:

Fonte: Blog da FLIP 2008

A memória do cinema nas ruas de Fortaleza

28 jan

 

A história e o glamour dos cinemas de Fortaleza em Percursos Urbanos

Um tour pelas histórias e memórias dos antigos cinemas de rua com Christiano Câmara

Fachada do antigo Cine Majestic

Fachada do antigo Cine Majestic

Percorrer a memória da cidade através dos antigos cinemas de rua de Fortaleza é o foco da viagem transportada pelo projeto Percursos Urbanos, do coletivo Mediação de Saberes, em parceria com a Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza. O tour será conduzido pelo pesquisador e historiador Christiano Câmara e tem saída marcada para às14h desta sexta-feira, dia 30, da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro).

O projeto é destinado aos alunos do Pontos de Corte, projeto de formação de agentes culturais e exibidores independentes da Escola Pública de Audiovisual da Vila, mas está aberto à comunidade. Interessados em embarcar pela história que alimentou mudanças e transformações devem entrar em contato até esta sexta-feira, pelos telefones 3252-1444, ou 3105-1404. O percurso será realizado por um ônibus de linha e é gratuito. O retorno está marcado para às 17h30.

No roteiro, paradas estratégicas como no Museu do próprio pesquisador Christiano, onde contém mais de 20 mil peças em sua coleção, incluindo discos de vinil, fotografias, revistas e enciclopédias. Outro destino é o Cine São Luíz, localizado na Praça do Ferreira, coração da cidade. As obras do prédio tiveram início em 1939 e foram concluídas em 1958. O ônibus prosseguirá por lugares que no espaço físico ocuparam, no passado, suntuosos prédios “regados” ao glamour das décadas do início do século, como o Cine Majestic e o Cine Moderno. Ainda no roteiro os Cines Nazaré e Seu Vavá. E aos olhos do passado filmes são projetados contando a história de importantes cinemas de Fortaleza marcados pelo tempo e suas transformações.

Serviço:

Percursos Urbanos na Era Do Cinema – dia 30, das 14h às 17h30, com Christiano Câmara. Informações na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro ou pelos telefones 3105-1404 ou 3252-1444. Apoio do Banco do Nordeste. Grátis.

Fonte: Release do Vila das Artes