Arquivo | abril, 2009

Disso eu duvido: estabelecer bibliotecas públicas em todos municípios até julho

27 abr

Da série de notícias conversa para bezerro velho dormir…

Brasil vai ter bibliotecas públicas em todos

os municípios até julho

O Ministério da Cultura estabeleceu julho como prazo para cumprira metade ter pelo menos uma biblioteca em cada um dos 5 562 municípios brasileiros. Atualmente, 331 cidade do país ainda não têm qualquer tipo de biblioteca, seja municipal ou em escolas públicas. Para o coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura, Fabiano dos Santos, o marco é importante, mas também é preciso olhar para as condições desses espaços.

Zerar o número de municípios sem biblioteca no Brasil é uma dívida social centenária que temos com a sociedade brasileira. É fundamental que o país consiga alcançar essa meta, mas é preciso criar uma rede articulada para que essas bibliotecas se tornem um espaço de formação de leitura, disse Santos, em entrevista Agência Brasil.

Segundo ele, nos meses de maio e junho será feita a entrega dos últimos kits para os municípios, com um acervo de 2,5 mil livros equipamentos eletrônicos e mobiliário. A data para inauguração desses espaços está marcada para 25 de julho, quando será promovido pelo ministério o Dia D da Leitura em todo o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir a uma dessas localidades para a inauguração de uma biblioteca.

Para o pesquisador do Instituto Pró-Livro, Galeno Amorim, a notícia deve ser comemorada. A biblioteca tem um papel extraordinário no desenvolvimento e na formação de leitores. Não existe um único país do mundo que tenha conseguido chegar condição de desenvolvido sem ter antes resolvido o seu problema de acesso educação e aos livros, aponta. Mas ele lembra que é fundamental criar estratégias nacionais para que as bibliotecas funcionem de maneira adequada.

Além de implantar a biblioteca em locais em que ela não existe Santos conta que o ministério está modernizando outros equipamentos em 400 municípios. De acordo com Galeno, o país tem hoje 6 mil bibliotecas municipais e 60 mil escolares, além das comunitárias. Mas muitas delas estão em situação precária, o que acaba afastando o leitor em potencial.

Apenas um em cada 10 brasileiros vai com freqüência a um biblioteca. Quando o leitor vai uma, duas, três vezes biblioteca e não encontra o livro, ele começa a se desinteressar Eles acham que de alguma maneira podem estar perdendo tempo e se afastam da biblioteca, explica. Uma das principais estratégias para atrair o público é garantir um horário de funcionamento da biblioteca para além do expediente comercial e, além disso, garantir que haja profissionais habilitados trabalhando nesses espaços, além de acervos periodicamente atualizados.

Para receber um kit biblioteca do Ministério da Cultura, a prefeitura precisa criar a biblioteca por lei, estabelecer dotação orçamentária e quadro funcional para a manutenção do espaço, além de prever uma programação cultural para o local. O que está por trás disso tudo é um conceito de biblioteca como centro de produção e difusão da arte e da cultura, como espaço dinâmico e interativo, não apenas de ser um depósito de livros, mas um espaço de acesso aos bens culturais e formação de leitura explica Santos.

A maioria dos pouco mais de 300 municípios que ainda não têm biblioteca são da Região Norte e Nordeste. Mas, segundo Santos, é possível que o número seja maior. Isso porque os sistemas nacionais e estaduais de bibliotecas, utilizados para fazer esse levantamento, apontam que em um local há uma biblioteca, mas ela pode ter sido fechada, diz. De acordo com o coordenador, o ministério está fazendo uma pesquisa in loco para checar o funcionamento desses espaços.

Santos conta, ainda, que em alguns municípios a prefeitura diz não ter interesse em receber uma biblioteca. Como eles têm que ter o espaço, além de criar a biblioteca, alguns prefeitos têm resistência. Eles não consideram que seja um equipamento importante para a cidade, diz. Ele pede aos moradores de cidades sem biblioteca que entrem em contato com o ministério para informar a situação. Um link no site do ministério permite o acesso a um formulário para que o problema seja comunicado.

Galeno Amorim, do Instituto Pró-Livro, sugere que, nesses casos, a sociedade pressione as autoridades locais para exigir o que é um direito, o acesso cultura.

Fonte: Agência Brasil

Reinauguração da Biblioteca Dolor Barreira

27 abr

biblioteca-dolor

Abrir a mente, compreender letras, rechear a bagagem cultural. Sem querer pousar de “cult” metida a besta, mas os livros exercem um fascínio sobre mim – o cheirinho dos novos ou a raridade dos mais antigos. A vida guardada em livros me chama a leitura. Basta ver algum volume em uma prateleira que me aproximo para ver se há algo interessante.

O conhecimento democrático, à vontade, gratuito de Bibliotecas bem estruturadas ainda não tem o devido valor reconhecido aqui no Brasil. Formar leitores não é simplesmenteimprimir livros, é preciso conquistá-los pelo coração, pela sede de saber.

A notícia da reinauguração da Biblioteca Dolor Barreira me deixou feliz e curiosa. Lá estarão conservados o acervo de 5 mil títulos do historiador e jornalista Geraldo Nobre, que in memoriam dará nome a uma sala do local.

Sobre a Biblioteca Dolor Barreira: espaço sócio-cultural que amplia as experiências de aprendizagem, formando leitores cidadãos e tendo como propósito democratizar o acesso à informaçõe me todos os aspectos. Seu acervo é composto de mais de 15 mil obras catalogadas nas mais diversas áreas do conhecimento, como Artes, Literatura estrangeira e nacional (com destaque também na literatura infantil), Sociologia, História geral e do Ceará, Filosofia e Educação. No acervo, obras raras e em Braille.

Diversos setores para todos os gostos e necessidades: Setor de Consulta, Leitura e Empréstimo, de Referência (enciclopédias, dicionários, coleções, guias e anuários), Infanto-juvenil, Gibiteca (espaço que se destina a estimular pessoas de todas as idades a ler através do universo das histórias em quadrinhos), Ceará, Obras Raras (incluindo obras que pertenceram ao jurista Dolor Barreira), Braille e de Processamento Técnico, além de Auditório, TeleCentro (biblioteca virtual, em fase de implantação, enviada pelo Ministério da Cultura).

A festa!!

Local: Av. da Universidade, 2572, Benfica (em frente à Casa Amarela)

Data: 30 de abril de 2009 (quinta-feira)

Horário: das 17 às 20 horas

Contação de Histórias com Almir Mota, assinatura oficial do acervo de Geraldo Nobre e da parceria com o projeto Agentes da Leitura do Governo do Estado/SECULT e encerramento com o show do grupo Quinteto Agreste.

PS. Créditos para o Raymmundo Neto da Secult, quem me passou estas informações e a montagem das fotografias

Responsabilidade Social. Adote esta idéia.

16 abr

Li na coluna Comunicado:

A Coelce fez  a doação de um Baú de Leitura especial ao Núcleo de Atenção à Infância e ao Adolescente do Hospital Mental, em Messejana. O objetivo é incentivar a leitura e usá-la como um instrumento terapêutico em crianças com necessidades especiais.  Na ocasião foram repassados 300 livros adaptados para pacientes, cinco computadores e móveis para escritório. A Coelce será a primeira empresa a beneficiar o núcleo com livros adaptados aos pacientes. Em 2008, o projeto beneficiou 35 entidades, entre escolas públicas, ONGs e associações comunitárias.

Para saber twittar

10 abr

Para quem como eu descobriu o Twitter agora, e ainda está “boiando”, saiba um pouco mais sobre como utilizar melhor a nova ferramenta e entender algunes termos. Controucêcontrouvê do Twitter Brasil:

Retweet, twittar, e outras twittices

Por:  Gabriela Zago,

Toda hora aparecem no Twitter termos e expressões próprias da ferramenta que só quem convive algum tempo nela consegue entender. É “baleiando” para cá, “retweet” para lá, e muitos outros termos. Foi para acompanhar o surgimento desses termos que o usuário @ahocley criou o twictionary, um wiki no qual se tem uma lista dessas palavras pouco usuais próprias do Twitter, indicando quem a mencionou pela primeira vez. Confira abaixo algumas definições em português (ou vá direto à fonte e veja outras mais)! Se você já criou ou viu algum outro termo, avise aí nos comentários (e já aproveite e inclua lá no wiki também).

# ou hashtags – no Twitter o emprego do símbolo # (também chamado de hashtag) antes de uma palavra serve para identificar o assunto do tweet.
@ – símbolo usado antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele.
baleiar – verbo criado a partir das sucessivas vezes em que o Twitter saía do ar e no lugar aparecia a imagem de uma baleia. Sinônimo aproximado de “sair do ar”.
Fail Whale – baleia simpática que costuma aparecer quando o Twitter sai fora do ar. Saiba mais aqui.
follow – termo em inglês que significa “seguir” alguém.
follower – termo em ingles para “seguidor”, ou seja, todos os contatos que acompanham as atualizações de alguém.
following – termo em inglês para “seguindo”, ou seja, todos os contatos que são acompanhados por alguém.
Twerd – um twitteiro nerd (por exemplo, alguém que contribui para um dicionário de termos do Twitter)
Twitiqueta – Twitter + Etiqueta: as regras relativamente não escritas de conduta no Twitter

Continue lendo