Arquivo | dezembro, 2010

Cedeca Ceará realiza bazar Solidário

13 dez

 

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará) realiza, no   dia  15/12/2010, a partir das 18h, na sede da organização, um bazar para venda, a preços solidários, de livros, roupas, obras de arte, bijuterias, instrumentos musicais, dentre outros. A ação faz parte da Campanha “Faça Parte da Rede de Amigos e Amigas do Cedeca Ceará”.

Todos os recursos arrecadados serão revertidos para o trabalho da entidade, que, nos seus 16 anos de atuação, perpassa os temas do direito ao desenvolvimento (educação, saúde), direito à proteção (contra todo tipo de violência: sexual, institucional) e direito à participação (monitoramento do orçamento público, considerando a prioridade criança e adolescente ordenada pelo ECA e pela Constituição Federal).

A Rede de Amigos e Amigas é uma iniciativa posta em curso desde 2007 e que objetiva tanto a mobilização de recursos para a entidade quanto a adesão da sociedade cearense ao projeto de defesa, promoção e difusão dos direitos de crianças e adolescentes.

Nesse sentido, o bazar é uma das formas de mobilização de recursos, que inclui também: o trabalho voluntário, doações financeiras (individuais), doações de materiais, o aluguel de espaços da sede e a contratação de formações em temas concernentes ao trabalho da entidade.

O próprio bazar já mobilizou doações de objetos para a sua realização e pretende ser também um momento de encontro com as entidades parceiras, com pessoas que já conhecem o trabalho do Cedeca Ceará, mas também com simpatizantes que terão aí uma oportunidade de se aproximar da entidade dentro de um espírito mais festivo. Na programação, consta um cardápio musical, em vinil e ao vivo, ao qual se poderá acessar a partir de pequenas contribuições. A sede do Cedeca Ceará fica na rua Deputado João Lopes, 83, Centro.

Contatos: Margarida Marques (coordenação colegiada do Cedeca Ceará) (85)87401848 / Nadja Furtado (coordenação colegiada do Cedeca Ceará) 87021419

Mostra reflete sobre imagem e cidade na Vila das Arte

8 dez
A Vila das Artes faz exibição de vídeos produzidos por alunos do II Curso de Realização em Audiovisual durante o ateliê Imagem e Cidade no próximo dia 11 de dezembro, sábado, a partir das 16h. As obras passeiam por temas que abordam aspectos históricos da relação entre imagem e cidade.
Durante a Mostra o público poderá assistir a produção de quatro vídeos realizados pelos alunos. O Ciclo Imagem e Cidade apresentou disciplinas com a orientação dos professores Leonardo Sá, Enrico Rocha, Radamés Rogério, Bruno Andrade, Ruy Vasconcelos, Marcus Faustini, Danilo Carvalho, Marcelo Ikeda, Felipe Bragança, Ivo Lopes Araújo e Dellani Lima. Os vídeos apresentados foram orientados por ex-alunas do primeiro curso Thaís Alberto e Maíra Bosi.
O Curso de Realização em Audiovisual tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. È a segunda edição do curso, que teve início em janeiro deste ano com 40 alunos. Realizado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes o curso é gratuito e recebe a parceria do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, responsável pela certificação.
A entrada é gratuita e a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444.
Filmografia:
O dia em que levei Eisenstein para passear na praia: segundo Serguei Mikhailovitch Eisenstein “o pensamento humano é montagem e a cultura humana é resultado de um processo de montagem onde o passado não desaparece e sim se reincorpora no presente”. Produção de: Lucas Carvalho, Ticiana Lima, Rafaela Diógenes, Andressa Back, Annádia Leite, Igor Vieira, Hugo Pierot, Rodrigo Fernandes, Victor Furtado, Gláucia Barbosa e Washington Hemmes.
Memórias de Papel: Zé, um vendedor “bike-lanche”, encontra um livro cheio de papéis no banco de uma praça. Inicialmente movido por uma provável recompensa, ele procura entre os papéis soltos, nas fotos, e nas cartas, vestígios que o levem ao possível dono. Nessa busca, Zé passa a se relacionar com esses pertences, apegando-se afetuosamente a elementos que descrevem algumas histórias vividas pelo senhor que perdeu o livro. Produção de: Denise Pereira, Angélica Rodrigues, César Mota, Davi Queiroz, Eduardo Pereira,Eugênio Pacelli, Gabriel Petter e Luiza Pessoa.
Além da Rua: Após pegar escondido uma câmera fotográfica de seu pai, Leo e seus amigos brincam, vivenciando os espaços de Otávio Bonfim, bairro de classe média baixa de Fortaleza, onde mora, passeando pelos lugares por ele já conhecidos e descobrindo outros. Produção de: Natália Viana, Elisa Ratts, Floriza Rios, Júlio Figueroa, Leonardo Ferreira, MarinaMapurunga, Raisa Christina, Sarah Holanda, Tiago Pedro, Claudemyr Barata e Cesar Mota.
Ensaio sobre a Ruína: Um filme sobre a relação do homem com um meio em desconstrução. As ruínas como potencialidade estética e cenário de uma obra. A história insuspeita escondida nos escombros e a vida incrustada em lugares mortos. Produção de: Daniel Bezerra, Amanda Pontes, Amaro Nobre, Artur Dória, Bruno Reis, Camila Vieira, Dryca Lima, Dassayeve Távora e Danilo Maia.
Serviço
Mostra de vídeos do ateliê Imagem e Cidade do II Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Dia 11, sábado, às 16h na Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Inf:: (85) 3252-1444. Grátis. 07/12/2010
Fonte:
Katia Karan
Assessora de Comunicação
Vila das Artes|Prefeitura Municipal de Fortaleza
(55+85) 3252-1444 | 8858-4774
Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Fortaleza -CE|Brasil
** Compartilhe. Colabore com uma política pública e democrática de acesso à cultura

Clarice – conversas sobre uma paixão

7 dez

Repasso convite que recebi da Anna K Lima ( Karamelo Azul):

 

paixão. (do latim, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica. cada um tem uma história sobre paixão. seja ela platônica ou correspondida todos nós carregamos uma bagagem afetiva desse perder o fôlego, dessa visita de dezenas de borboletas no estômago desse ‘estar-se preso por vontade’.

todo mundo tem um livro preferido. tem um escritor ou escritora que conseguiu dizer as mesmíssimas palavras que você queria dizer e nunca conseguiu. todo mundo sabe de cor uma frase, um soneto, um versinho que é repleto de delicadeza.

esse é o momento de partilhar uma das minhas grandes paixões: Clarice Lispector. suas escrituras, sua vida, suas manias, suas histórias. uma delicada homenagem aos seus 90 anos, várias conversas com pessoas outras que também são apaixonadas por ela. é como uma conversa na pracinha com o vento balançando os cabelos da gente.

venham compartilhar comigo esse ultrapassar de entendimentos.

Centro Cultural Banco do NordesteDias 8, 9 e 10 de dezembro de 2010a partir das 14hs.Fortaleza/Ce – Brasil

Saiba mais clicando aqui.

I Conferência Internacional sobre a Economia Criativa do Nordeste

7 dez
Fortaleza sedia de 08 a 10 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a I Conferência Internacional sobre a Economia Criativa do Nordeste com a participação de pesquisadores de várias universidades brasileiras e estrangeiras, além de representantes dos poderes públicos. O objetivo do encontro é discutir estratégias de fomento à economia criativa e pensar sobre como as indústrias criativas podem colaborar para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, mais especialmente do Ceará com intercâmbio de estudos e modelos de gerenciamento. Além disso, um novo modelo de estar na cidade poderá ser gestado no evento: os bairros criativos.
Bairro criativo – proposição a ser discutida em grupos das mais diversas áreas – é um projeto a longo prazo, mas em sintonia entre universidades, sociedade civil e poder público, que une potencialmente os agentes da economia criativa. Um exemplo no país de bairro criativo é a Vila Madalena, em São Paulo, que atrai artistas e público em busca de produtos diferenciados produzidos por artesãos. A sinergia de interesses criou um bairro criativo típico, com comércio local focado nas preferências dos moradores.
Conferência – A palestra de abertura no dia 08/12, às 20h, será ministrada pela representante da Conferência sobre o Comércio e o Desenvolvimento das Nações Unidas (UNCTAD), Edna dos Santos Duisenberg, que apresentará o Relatório Economia Criativa 2010, o mais atualizado estudo sobre o mercado, inédito no País. Fruto de um levantamento bianual, o Relatório traça um quadro conceitual, institucional e político do comércio de produtos e serviços criativos no mundo.
No dia 09/12, a pauta é a experiência da cidade australiana de Brisbane, capital do estado de Queensland, com a palestra do professor Greg Hearn, “Indústrias Criativas no Desenvolvimento Regional e Urbano: rumo a um novo modelo de política sustentável”. A experiência australiana é precursora de gerenciamento de bairros criativos – modelo de desenvolvimento considerado exemplo por vários países. O modus australiano une a universidade, a sociedade civil e o mercado em redes de desenvolvimento social e econômico e foi tema de viagem de estudos para o grupo de pesquisadores do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas e Indústrias Criativas, ligado ao mestrado em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O resultado desse intercâmbio de experiências será a assinatura do Protocolo de Intenções de Cooperação Acadêmica entre a Universidade Estadual do Ceará e Queensland University of Technology (QUT). Segundo uma das organizadoras do evento, professora Cláudia Leitão, a finalidade do protocolo firmado entre as duas instituições de ensino superior é “promover a troca de experiências, de um lado o aprendizado dos pesquisadores brasileiros a partir do projeto pioneiro australiano e de outro a chance dos estudiosos estrangeiros aplicarem seus conhecimentos em uma região demarcada por potencialidades para a economia criativa”.
Observatório das Indústrias Criativas – A experiência australiana é, ainda, o ponto de partida para a criação do Observatório das Indústrias Criativas, cujo lançamento acontece na abertura do evento, dia 08/12. Ligado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Observatório integra as estratégias para o fomento da economia criativa do Nordeste brasileiro. Ele funcionará com uma série de ações, sendo a primeira delas a criação de um sistema de informações com dados estatísticos sobre as indústrias criativas da região Nordeste. Também serão realizadas análises quantitativas e qualitativas sobre este segmento econômico, além de parcerias com outras instituições que pesquisem a economia criativa. A partir deste Observatório, espera-se ter uma cartografia da região.
Debates – A Conferência promove mesas-redondas, divididas por áreas em que a economia criativa é aplicada: propriedade intelectual e desenvolvimento social; audiovisual; artes visuais e indústria do livro, artes cênicas, música e festas; arquitetura, design de interiores e artes plásticas; design de moda, artesanato e gastronomia; publicidade, design gráfico, animação, softwares e novas mídias; e gestão de cidades criativas. Profissionais de renome e pesquisadores de cada área unirão experiências. Os erros e acertos da experiência chinesa são o tema da palestra de encerramento: “Fabricado na China x Criado na China: o desenvolvimento de clusters criativos em um país emergente”, ministrada pelo australiano Michael Keane.
A I Conferência Internacional sobre a Economia Criativa do Nordeste é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), promoção da Uece e Instituto Cultural Anima, além de contar com as parcerias do Banco do Nordeste, Fiec, Senai, Sesi, CIC, Sebrae, Adece, Funcap, Prefeitura de Fortaleza, através de Secretaria de Desenvolvimento de Fortaleza (SDE) e apoio da FA7, Faculdade Católica, Faculdade Christus, Vega e Fotosensores.

Participação – As pré-inscrições para I Conferência Internacional sobre a Economia Criativa do Nordeste podem ser feitas no http://www.animacult.com.br/ até 07/ 12.

Serviço:
I Conferência Internacional sobre Economia Criativa do Nordeste
Data: De 08 a 10 de Dezembro
Horário: abertura às 18h30 e demais dias a partir das 8h30
Local: Auditório da FIEC – Avenida Barão de Studart 1980.
Entrada franca.
Informações: (85) 3023.6135; www.animacult.com.br; twitter