Clipping: Porta a porta transforma livros em best-sellers

31 jul

Empresas como Avon e Hermes ajudam a levar os livros à classe C e ao interior do País, onde não há livrarias

Enquanto o mercado tradicional se esmera para oferecer ao consumidor lojas amplas e sites com milhões de títulos, os velhos catálogos de venda porta a porta ainda ajudam a transformar livros em best-sellers no Brasil. Com um catálogo limitado a cerca de 30 títulos por mês, empresas de venda direta, como Avon e Hermes, levam o hábito da leitura à classe C e a regiões não atendidas por livrarias. As editoras que descobriram o mercado de venda direta fazem parte de um segmento alternativo que ganha espaço: de acordo com Gustavo Bach, diretor de marketing da Hermes, as vendas de livros pelo catálogo cresceram 80% em 2010 na comparação com o ano passado. Em maio, foram 810 mil unidades vendidas, contra 450 mil no mesmo mês de 2009. Se a tendência se mantiver, Bach diz que estenderá a lista de títulos, que hoje se resume a obras religiosas e de autoajuda, para a literatura a partir do ano que vem. A Avon não divulga dados de vendas no País. O catálogo foi responsável, por exemplo, por 50% das vendas do primeiro livro da série Crepúsculo. Além disso, informa que sua força de vendas é de 1,1 milhão de revendedores no País, o dobro do número de associados da Hermes. Os autores que têm seus livros vendidos em catálogos dizem que a parceria é vantajosa. O consultor em finanças pessoais Gustavo Cerbasi teve o livro Casais inteligentes enriquecem juntos incluído no catálogo da Avon e afirma ter atingido um público novo. “Vendi mil livros em Roraima e depois fui convidado para fazer uma palestra lá.” Ele conta que, ao contrário do mercado de livrarias, que pede livros no “pinga-pinga”, cada lote da rede de cosméticos costuma ser de 20 mil a 30 mil unidades.

Fonte: O Estado de S. Paulo – 17/07/2010 – Fernando Scheller

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