Arquivo | 21:10

Começa hoje Festival de Jericoacoara – Cinema Digital

9 jun

A bela praia de Jijoca da Jericoacoara ( CE) quer provar que além do forte potencial turístico em também vocação cultural.  A cidade recebe hoje, a partir das 19hs um Festival de Cinema Digital. Será apresentada uma seleção de filmes novos e antigos, das últimas 5 décadas, com temas como história, esporte, ecologia e outros, traçando um panorama da produção audiovisual tradicional e moderna. Um dos destaques de hoje é o filme “Couro de Gato”, de Joaquim Pedro de Andrade. O curta rodado em 1960 está na lista dos 100 melhores do mundo, segundo críticos europeus. O filme será homenageado pelo seu primeiro cinquetenário.

Na programação, debates, oficina de vídeo e um Seminário com Silvio Tendler –“A Tecnologia Digital e o Futuro do Cinema”. Em exibição especial o festival exibirá “Os Anos JK”, um filme de 1980 falando de 1960. Após a exibição haverá um debate sobre “Audiovisual e História”.

Também em exibição especial “O Auto da Camisinha”, de Clébio Viriato Ribeiro. Com Carri Costa, Chico Anísio e Gero Camilo, o filme ensina, de forma divertida, como e porque usar a camisinha

Confira aqui o que mais vai acontecer por lá

Para cinéfilo nenhum botar defeito …

9 jun

Cinema é bom demais, basta um bom filme, boa companhia uma pipoquinha e o que mais se poderia desejar?  Entrada na faixa, o único gasto é o trocadinho para o lanche !  Aproveite então as duas dicas de programação no Vila das Artes:

Cineclube Vila das Artes traz clássicos do cinema italiano e francês toda quarta.

Acossado

O Cineclube Vila das Artes de Junho apresenta uma seleção dos melhores clássicos do cinema italiano, como Ladrão de Bicicletas, de Vittorio de Sica e Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, roteiro de Frederico Fellini. Os filmes traçam o perfil sócio-cultural de uma Itália que se reconstruía das dificuldades da pós-guerra. Na sequência, Teorema, de Píer Paolo Pasolini, que expressa uma perspectiva particular da crise estrutural do capital a partir de uma de suas principais instâncias sócio-reprodutivas: a família. A Doce Vida, de Fellini, que traz uma Roma marcada pelas exibições mundanas, a decadência e os excessos. Fechando o ciclo de filmes do mês de junho Acossado, de Jean Luc Godard, retratando um mundo à margem de uma transformação social. As sessões, gratuitas, acontecem todas as quartas, às 18h30, na Vila das Artes sempre com a presença de um pesquisador, cineasta ou professor que conduz o bate papo com o público. 
 
Programação
 
Dia 09
“Ladrões de Bicicletas” (Itália, 1948)
Dia 16
“A Doce Vida” (Itália, 1960)
Dia 23
“Teorema” (Itália, 1968)
Dia 30
“Acossado” (França, 1959)

Mostra apresenta filmes de Hitchcock todas as quintas e sextas a partir das 18h30.
 
Alfred Joseph Hitchcock foi o diretor de grandes obras de suspense que, mesmo após 30 anos da sua morte, ainda fascinam e provocam calafrios nos expectadores. Curiosamente, nasceu numa sexta-feira 13, em agosto de 1899, na Inglaterra. A mostra de filmes na Vila das Artes teve início em maio e prossegue em junho com filmes do cineasta que vão dos clássicos ao documentário incluindo a “Fase Inglesa e o Cinema Falado”. A entrada é gratuita e as exibições acontecem as quintas e sextas a partir das 18h30.
                               
Programação em junho
Dia 10 –
Sabotagem (1936)
 O filme foi adaptado do romance “O Agente Secreto” de Joseph Conrad.
Dia 11 – Jovem e Inocente (1937)
Dia 17 – A Dama Oculta (1938)
Baseado no livro “The Wheel Spins” de Ethel Lina White.
 Dia 18 – A Estalagem Maldita (1939)
O roteiro do filme foi baseado num romance da escritora Daphne du Maurier.
Dia 24 – Alfred, o Grande – Parte I (Documentário)
Documentário produzido pela BBC de Londres sobre a vida e obra do diretor Alfred Hitchcock.
Dia 25 – Alfred, o Autor – Parte II (Documentário)

Fonte: Vila das Artes

Vaga para técnico de audivisual em Fortaleza

9 jun

A Vila das Artes está selecionando um Técnico de Externa em Audiovisual para trabalhar no Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (Programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura). A vaga é para técnico em audiovisual, com experiência em manutenção e operação de equipamentos de captação de imagem, som, iluminação e maquinaria. O selecionado deverá orientar, acompanhar os profissionais e alunos dos cursos da Vila, e garantir o manuseio adequado e a segurança dos equipamentos durante produções externas e internas.

Seleção

O currículo deve ser enviado para o e-mail npdfortaleza@gmail.com ou deixar na secretaria da Vila das Artes, na Rua 24 de Maio, 1221, Centro, em Fortaleza, até o dia 14 de junho de 2010. Os candidatos com currículo pré-selecionados serão convocados para uma entrevista que acontecerá no próximo dia 18.

 Mais informações pelo telefone (85) 3105-1410