Arquivo | fevereiro, 2010

Fórum discute ‘vitrine ‘ para autores independentes e pequenas editoras do Nordeste

26 fev

Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará

Convite   

    
O Conselho Administrativo do Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará comunica que haverá Assembleia na próxima segunda-feira, 1 de março, às 18h30min, no auditório da Biblioteca Pública Menezes Pimentel.
Ressaltamos a importância da presença de todos envolvidos na Cadeia do Livro para que possamos fortalecer o FLLEC e tornar a discussão cada vez mais democrática, na busca de concretizar os projetos de incentivo a nossa literatura.
 
 Pauta

1.      Bienal Internacional do Livro do Ceará: Discussão sobre os critérios para utilização do Stand Gratuito para exibição das obras de autores independentes e pequenas editoras do nordeste durante o evento.
2.      Apresentação da Carta do Fórum de Literatura e Leitura do Estado do Ceará, elaborada a partir das informações coletadas durante o “Seminário do Autor ao Leitor – Caminhos do Livro e da Literatura” , realizado em setembro/2009.
3.      Informes: Os resultados da Videoconferência e Assembleia Setorial do Livro e da Leitura, realizada no dia 25 de janeiro no BNB

Armazém da Cultura lança “A mulher sem túmulo”

26 fev
 
Clique na imagem para ampliar!
 
Lançamento: 26 de fevereiro de 2010 (sexta-feira)

Horário: às 19h30min

Local: Espaço Multicultural Armazém da Cultura na rua Jorge da Rocha, 154, Aldeota (entre José Vilar e Silva Paulet, vizinho ao antiquário do Marciano Lopes)

Apresentação: Rosemberg Cariri

Atração: Performance interativa

Informações: 3224.9780 (Armazém da Cultura)
Sobre o livro:


O livro trata da vida, romanceada, da beata Maria de Araújo, protagonista dos “Milagres de Juazeiro”, Ceará, em 1889.
O texto das orelhas é da escritora Ana Miranda e a apresentação do livro é do escritor e cineasta Rosemberg Cariri.

Trecho do livro:

Maria foi a segunda beata a receber a hóstia. Tomou um susto. Sentiu alguma coisa estranha em sua boca, um gosto de sangue… Teve vontade de expulsar aquilo de dentro de si, pois não sabia o que era. Terminou cuspindo tudo sobre a palma da mão. Só aí notou, visivelmente pálida, que a hóstia estava sangrando. Aprendera com seu confessor que a partícula, no sentido teológico, simboliza o corpo de Cristo que se divide sem se partir. Pensou então que era pecado expelir assim o corpo de Jesus e, trêmula, engoliu uma parte, para que lhe servisse de comunhão. “Meu Deus, o que está acontecendo comigo?”

Prêmio Portugal Telecom de Literatura inscrições até 7 de março

26 fev

Até 07 de março editores e escritores podem fazer a inscrição de suas obras para concorrer ao Prêmio Portugal Telecom 2010 por meio do site http://www.premioportugaltelecom.com.br. O interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviar quatro exemplares do(s) livro(s) inscrito(s) para Portugal Telecom Brasil (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2277 – 15o andar – CEP 01452-000, São Paulo, SP). Estão aptos a concorrer ao prêmio livros de romance, contos, poesia, crônica, dramaturgia e autobiografia, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009.

e se esta rua fosse sua?

26 fev

Narre em 6 minutos a história que passa pela rua. Seleção de roteiros para vídeo coletivo Se Essa Rua Fosse Minha…

Se você tem uma boa história, fato curioso, lembranças de infância, de personagens, passagens históricas, significado do nome de uma rua mande um roteiro e participe da seleção do Edital Se Essa Rua Fosse Minha. Seis vídeos contarão a história de ruas de Fortaleza num vídeo coletivo a ser lançado no dia 30 de abril de 2010 como comemoração do aniversário de 284 anos da Cidade. O vídeo faz parte de uma série que a Vila das Artes (equipamento da Prefeitura de Fortaleza), através de seu Núcleo de Produção Digital (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Cultura) lança anualmente desde 2008. O primeiro foi Fortalezas 24H, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo Fortalezas, trazendo histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. O objetivo é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a própria história que se mistura e se ladrilha à história de Fortaleza. As inscrições para Se Essa Rua Fosse Minha já estão abertas e vão até o dia 12 de março. Qualquer pessoa pode participar basta escrever um roteiro, proposta audiovisual autoral e artística, que tenha duração entre 1 e 6 minutos. O projeto pode ser documental, ficcional, experimental ou de animação, cujo teor não seja para fins publicitários, institucionais ou político-partidários. O vídeo concluído será exibido em vários espaços da Cidade.

As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes, na Rua 24 de Maio, nº 1221, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 20h, ou através dos serviços de postagem dos Correios. Mais informações no Edital que pode ser acessado na seção Editais do site da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br, ou pelo telefone 3252-1444.

Fonte: Vila das Artes