Arquivo | 21:10

Instituto de Referência da Imagem e do Som seleciona pesquisas acadêmicas sobre História da Mídia na região

26 out

O Instituto de Referência da Imagem e do Som (IRIS), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, recebe inscrições de trabalhos acadêmicos na forma de teses, dissertações e/ou artigos, que reúnam reflexões sobre a história social da mídia no Nordeste. Os trabalhos serão publicados através do Selo Editorial Mídia Nordeste, que tem o objetivo de publicar trabalhos de pesquisadores do campo da história da mídia, contribuindo para uma reflexão crítica sobre a experiência social da mídia na região. As inscrições acontecem até 20 de novembro. O Mídia Nordeste é coordenado pelas jornalistas e professoras Ana Quezado e Elisabete Jaguaribe.

O Selo é um dos programas inseridos no Projeto Mídia Nordeste, que ainda prevê a realização da “Cartografia Mídia Nordeste”, uma pesquisa da produção acadêmica sobre a história dos meios de comunicação da região, além do “Site Mídia Nordeste” e do “Simpósio Mídia Nordeste”, duas esferas de debates que atualizam a reflexão sobre a história da mídia. Segundo a presidente do IRIS, Elisabete Jaguaribe, “ o projeto, apesar de enfatizar as questões relacionadas com a mídia do Nordeste, não se orienta, entretanto, por uma perspectiva ‘regionalista’, mas pela compreensão de que a experiência midiática no mundo contemporâneo estende-se para além dos limites da região, o que exige um diálogo permanente com as experiências nacionais e internacionais”.

A jornalista e pesquisadora Ana Quezado observa que o projeto Mídia Nordeste coloca-se ainda na perspectiva de contribuir com a reflexão sobre a realidade regional, acreditando que a esfera cultural pode oferecer elementos inspiradores para qualificar as políticas públicas de desenvolvimento da região, repercutindo na melhoria de vida das pessoas.

O Mídia Nordeste tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE, reunindo um grupo de parceiros que viabilizam a sua execução, a saber: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Faculdade Católica do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Prefeitura de Fortaleza.

Os trabalhos poderão ser encaminhados ao endereço do IRIS: Av. Dom Luís, 500 – Sala 630 – Shopping Aldeota – CEP: 60.160-230 – Fortaleza/CE.

Serviço:

Mais informações: (85) 3458.1992 – midianordeste@midianordeste.com.br

Fonte:  InvestNe

Vila das Artes abre inscrição para cursos na área do audiovisual

26 out

Vila das Artes

Os curso são gratuitos, tem duração de uma semana e visam o aperfeiçoamento do profissional em audiovisual.
 
            A Vila das Artes, equipamento vinculado a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza está com inscrições abertas para vários cursos livres na área do audiovisual. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, esquina com a Meton de Alencar, centro, das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira. È necessário preencher uma ficha de inscrição, apresentar uma cópia do currículo e foto 3×4.
            As aulas acontecem na Vila das Artes e fazem parte da política de formação da Prefeitura de Fortaleza. Oferecidos pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, programa Olhar Brasil, mantido em parceria com a Prefeitura e o Ministério da Cultura, os curso são gratuitos, tem duração de uma semana e visam o aperfeiçoamento do profissional em audiovisual.
            Para a oficina Finalização e pós-produção em Cinema e Vídeo com o editor  João Maria, que acontece dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, as inscrições vão até  terça –feira, dia 27 de outubro. O curso é para editores e produtores de cinema e vídeo.
            O curso, Composição e efeitos visuais para Cinema e vídeo recebe o professor J. Cambé. As aulas acontecem de 9 a 13 e de 16 e 17 de novembro, das 9h às 13h e das 15h às 17h. Podem participar pessoas com experiências em edição de vídeo e com o programa photoshop. As inscrições vão até o dia 3 de novembro.
            Oficina de Documentário com Karla Holanda acontece de 16 a 21 de novembro, das13h30 às 18h30. O público alvo são alunos com experiência em documentário. As inscrições vão até dia 9 de novembro.
            Oficina de Interpretação para Cinema com o produtor de elenco Francisco Accioly, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, das 19h às 21h45, recebe inscrições até dia 9 de novembro. A oficina é voltada para atores e diretores interessados em interpretação para cinema e vídeo.
            O curso de Animação em Stop Motion, que recebe o professor Fábio Yamaji, está com inscrições prorrogadas, agora até o dia 9 de novembro. As aulas acontecem de 19 a 22 de novembro, das 14h às 21h. Podem participar pessoas com idade a partir de 15 anos e que tenham noções de desenho, modelagem e animação. Junto com a ficha de inscrição, é necessário entregar um portfólio em DVD. O curso tem a parceria do Núcleo de Animação da Casa Amarela. Inscrições também na Casa Amarela ( avenida da Universidade 2591).
 
Serviço
Inscrições para vários cursos de aperfeiçoamento em audiovisual até dias 27 de outubro, dia 3 e 9 de novembro, na Vila das Artes, Rua 24 de maio, 1221, centro. Informações pelo telefone 3252-1444. Grátis.