Lira Neto e Galeno Amorim discutem Políticas Públicas para o Livro em Fortaleza

18 set

Seminário discute Políticas

Públicas para o Livro e Leitura 

 

liraneto2O escritor critica a falta de apoio do poder público para novos autores. Já proprietários de pequenas e médias livrarias queixam-se da ausência de incentivos econômicos, fiscais e políticos para manterem-se no mercado. O leitor de baixa renda diz que na sua vizinhança não há uma boa biblioteca disponível ou a existente possui um acervo aquém das necessidades da comunidade. Este é um cenário que se constitui atualmente, mas que pode ser modificado por meio de políticas públicas.

       Com o objetivo de integrar escritores, editores, ilustradores, livreiros, distribuidores, mediadores de leitura e leitores, além de outros integrantes da Cadeia do Livro, o Fórum de Literatura do Estado do Ceará (FLEC) realizará nos dias 24 e 25 de setembro, o Seminário – Do Autor ao Leitor: Caminhos da Literatura, do Livro e da Leitura no Estado do Ceará.

       Para provocar o debate, haverá uma palestra de abertura com o jornalista e escritor Lira Neto, que já percorreu grande parte da cadeia do livro, e com o também jornalista Galeno Amorim,  diretor do Observatório do Livro e da Leitura e do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Avançados do Livro e da Leitura.  No dia 25, quatro Núcleos (Cadeia Reguladora, Cadeia Criativa, Cadeia Produtiva e Cadeia Mediadora e Formadora)  irão reunir-se para relacionar sugestões para a elaboração da Carta do Ceará, que será destinada a parlamentares e gestores municipais e estaduais.

Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Avançados do Livro e da Leitura

Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura e do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Avançados do Livro e da Leitura

       O evento é uma realização do FLEC e da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa e da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Fortaleza.   

       Local: Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará

       Data: 24 e 25 de setembro 

       Sobre o Fórum 

       Segundo as Normas de Funcionamento, o FLEC é um órgão colegiado, de caráter consultivo, que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a participação democrática dos diversos segmentos sociais que integram o universo da literatura e a articulação e o debate nos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais especialmente ligadas à literatura.

       O FLEC se fundamenta no princípio da transparência e da democratização da gestão cultural no âmbito da literatura, constituindo-se em espaço permanente de diálogo e de consulta para participação da sociedade civil na formação de políticas de cultura. Ele é formado por membros de instituições formais e informais.

       Entre as principais atribuições do Fórum está a tarefa de propor políticas culturais de literatura para o Estado, promover e/ou participar de discussões públicas em torno da proposta orçamentária anual do Estado para investimentos no setor e estimular a democratização, descentralização e disseminação de atividades de produção e difusão da literatura no Estado.

Deixe um comentário