Reinauguração da Biblioteca Dolor Barreira

27 abr

biblioteca-dolor

Abrir a mente, compreender letras, rechear a bagagem cultural. Sem querer pousar de “cult” metida a besta, mas os livros exercem um fascínio sobre mim – o cheirinho dos novos ou a raridade dos mais antigos. A vida guardada em livros me chama a leitura. Basta ver algum volume em uma prateleira que me aproximo para ver se há algo interessante.

O conhecimento democrático, à vontade, gratuito de Bibliotecas bem estruturadas ainda não tem o devido valor reconhecido aqui no Brasil. Formar leitores não é simplesmenteimprimir livros, é preciso conquistá-los pelo coração, pela sede de saber.

A notícia da reinauguração da Biblioteca Dolor Barreira me deixou feliz e curiosa. Lá estarão conservados o acervo de 5 mil títulos do historiador e jornalista Geraldo Nobre, que in memoriam dará nome a uma sala do local.

Sobre a Biblioteca Dolor Barreira: espaço sócio-cultural que amplia as experiências de aprendizagem, formando leitores cidadãos e tendo como propósito democratizar o acesso à informaçõe me todos os aspectos. Seu acervo é composto de mais de 15 mil obras catalogadas nas mais diversas áreas do conhecimento, como Artes, Literatura estrangeira e nacional (com destaque também na literatura infantil), Sociologia, História geral e do Ceará, Filosofia e Educação. No acervo, obras raras e em Braille.

Diversos setores para todos os gostos e necessidades: Setor de Consulta, Leitura e Empréstimo, de Referência (enciclopédias, dicionários, coleções, guias e anuários), Infanto-juvenil, Gibiteca (espaço que se destina a estimular pessoas de todas as idades a ler através do universo das histórias em quadrinhos), Ceará, Obras Raras (incluindo obras que pertenceram ao jurista Dolor Barreira), Braille e de Processamento Técnico, além de Auditório, TeleCentro (biblioteca virtual, em fase de implantação, enviada pelo Ministério da Cultura).

A festa!!

Local: Av. da Universidade, 2572, Benfica (em frente à Casa Amarela)

Data: 30 de abril de 2009 (quinta-feira)

Horário: das 17 às 20 horas

Contação de Histórias com Almir Mota, assinatura oficial do acervo de Geraldo Nobre e da parceria com o projeto Agentes da Leitura do Governo do Estado/SECULT e encerramento com o show do grupo Quinteto Agreste.

PS. Créditos para o Raymmundo Neto da Secult, quem me passou estas informações e a montagem das fotografias

Uma resposta to “Reinauguração da Biblioteca Dolor Barreira”

  1. Marília 28/08/2009 às 21:10 #

    Conheci e frequentava a antiga Dolor Barreira, que era localizada na mesma avenida. Estou ansiosa pra visitar a nova biblioteca. A Secretaria de cultura está de parabéns!

Deixe um comentário