Toma posse novo presidente da Academia Cearense de Letras

29 jan
O médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão

O médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão

O Ceará é berço fértil no cultivo das letras. Foi aqui, em 15 de agosto de 1894 que foi fundada a primeira academia de Letras do Brasil, a Academia Cearense de Letras. A ABL só foi concretizada 3 anos depois.  Segundo matéria publicada hoje no Diário do Nordeste,

“Ao contrário do que diz um pensamento corrente, a entidade não tinha uma inspiração nas academias francesas. O modelo tomado foi o da Academia das Ciências de Lisboa (que, curiosamente, tem a mesma sigla), fundada à época do Iluminismo. Foi só em 1922, com uma reorganização promovida por Justiniano de Serpa, que a entidade passa a ter 40 lugares e que são instituídos os patronos “.

Quem é Pedro Henrique Saraiva Leão

É médico e professor do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Antes mesmo de ser universitário, já escrevia e publicava nos jornais dos Diários Associados. Em 1960, publicou o primeiro livro “12 poemas em inglês”.  Há 10 anos,  Pedro Henrique Saraiva Leão edita a revista da seção cearense da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, “Literapia”.  Aprofundou-se na poesia concreta, seguindo esta escola publicou: “Concretemas” (1983) e “Meus Eus” (1995).
De acordo com a entrevista, o novo presidente disse que pretende pôr em prática novos projetos, voltados para a memória da entidade e dos escritores que passaram por ela, além de uma maior aproximação com os leitores da cidade”. No entanto, algumas idéias dos ex-presidentes Arthur Eduardo Benevides e Murilo Martins devem ser aproveitadas, a começar pela restauração do prédio centenário.

Com informações do Caderno 3  do Diário do Nordeste de hoje.

Uma resposta to “Toma posse novo presidente da Academia Cearense de Letras”

  1. Enoe Cristina Amorim 30/01/2009 às 21:10 #

    Olha aí, coisa boa ter uma prima antenada… mesmo longe fico sabendo das coisas! Beijos

Deixe um comentário