Amor. alegria. dor.lágrimas. cor.esperança e um blog

24 nov

 

Mãe escreve para filho conhecer pai, morto antes de seu nascimento

 

cris-guerraPara o filho que não conheceu pessoalmente o pai, Cristiana Guerra, 38, escreve. Começou em um blog, o Para Franscisco http://www.parafrancisco.blogspot.com). Agora, chega às prateleiras de livrarias, com o lançamento do livro homônimo

A história da publicitária mineira parece filme: quando estava grávida de sete meses, perdeu o namorado –o coração dele parou de repente.

No meio do caminho, ficaram lembranças, expectativas e saudades. Para agüentar a dor da perda do amor da sua vida e entender a alegria pela chegada do outro amor da sua vida, começou a escrever.

“Era um registro. Eu ia escrevendo e guardando virtualmente, aproveitando para dividir com quem quisesse ler”, disse em entrevista à Folha. “Mas achava que a minha história tinha um aspecto particular demais para que alguém se interessasse por ela. Com o tempo, quando cada vez mais pessoas começaram a ler e se emocionar, imaginei que era o inusitado da história que as tocava. Quantas pessoas você conhece que ficaram viúvas enquanto estavam grávidas?”

O blog Para Francisco nasceu em julho de 2007, dois anos após o início do namoro de Cris e Gui, um ano depois da descoberta da gravidez, seis meses depois da morte dele e quatro meses após o nascimento do bebê. Os textos, escritos em forma de diário, logo ganharam repercussão –o blog recebe cerca de 2.000 visitas por dia.

“Eu queria falar para o Francisco, mas também queria falar comigo mesma. Queria falar sobre o pai dele, sobre mim, sobre o que eu tinha vivido e sobre o que eu sentia. Eu já tinha perdido mãe e pai e sabia que, por uma questão de sobrevivência, as lembranças frescas do Gui iriam me fugir. Achei injusto, com o Francisco e comigo, que as lembranças se perdessem com o tempo, e o blog se tornou um compromisso diário, constante“, afirmou.

O convite de uma editora surgiu neste ano. As 192 páginas do livro são compostas principalmente de textos do blog. Há, também, e-mails trocados entre o casal, mais de 20 textos inéditos –esboços que não tinham virado post– e uma carta para Guilherme, “escrita de uma vez só”.

O lançamento, ela diz, é uma aposta. “O sucesso do blog, para mim, funciona como um teste do livro. Acredito que, agora, publicadas, as cartas para Francisco possam tocar também as pessoas que não têm o hábito de ler blogs  e as que preferem um livro.”

      Fonte: Folha Ilustrada 18/11/2008

      http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u468762.shtml 

Ainda não li o livro da moça, no entanto, fiquei tocada pela história de vida,  fortaleza e esperança.  Ainda mais quando vi os dois vídeos da Cristina Guerra que estão disponíveis no You Tube…

 

        

       

       

 

Uma resposta to “Amor. alegria. dor.lágrimas. cor.esperança e um blog”

  1. Enoe Cristina Amorim 25/11/2008 às 21:10 #

    Eu vi a história da moça hjá algum tempo, em alguma entrevista. Fiquei impressionada com a força e com o amor pelo namorado falecido e pelo filho. Tocante!

Deixe um comentário